A Comunidade Rural de São Domingos, que fica a 58km de Catalão e possui cerca de 50 fazendas, ficou seis dias consecutivos sem fornecimento de energia elétrica, que acarretaram prejuízos econômicos. Moradores e produtores da região relatam que registraram dezenas de reclamações na central de atendimento da Equatorial, mas o problema persistiu até a tarde desta terça-feira (21), quando o fornecimento foi restabelecido.

De acordo com o empresário e produtor rural, Kleber Gomes, o problema com quedas de energia é antigo, e se estende desde outubro do ano passado. “Mês passado ficamos sem energia elétrica por 196 horas”, destacou o produtor. Segundo Kleber, na queda do mês passado, quando a energia voltou, o prejuízo com a perda de materiais, produtos e eletrodomésticos foi contabilizado em aproximadamente R$ 30 mil.

Conforme o empresário, a propriedade seguiu funcionando desde a última quarta-feira (13), a base de gerador, abastecido a gasolina, que não supria totalmente as necessidades da propriedade. Os prejuízos totais, levando em consideração todas as quedas de energia durante o período de um ano, somam R$ 100 mil.

O dentista e produtor rural Leonardo Mendes D’Angeles, também foi prejudicado pelas quedas de energia na região. O proprietário de uma fazenda na Comunidade afirma que, desta vez, o prejuízo com a queda de energia foi de R$ 10.500, ao todo. “O prejuízo até agora é de dois motores. Tem um motor de 12 cavalos que perdeu, queimou devido a esse pico de energia, e nós perdemos o freezer de carne todinho”, relata.

Em nota, a Equatorial explicou que a queda de energia foi provocada por “ventos fortes e descargas atmosféricas que afetaram a rede”. A companhia acrescentou que a demora para restabelecimento da eletricidade é devido a localização da Comunidade de São Domingos, que fica em região de difícil acesso para reparos.

Durante a tarde de hoje, técnicos da companhia percorreram 40km de rede e localizaram um cabo rompido. Conforme a companhia, foi realizada a substituição dos equipamentos danificados e o fornecimento de energia foi normalizado às 16h05min desta terça. Por fim, a Equatorial Goiás lamentou os transtornos causados pela falta de energia em função dos temporais e salientou a necessidade de comunicação dos clientes, em casos de queda de energia.

A companhia destaca que em situações de falha ou interrupção no fornecimento, os clientes devem entrar em contato por um dos canais oficiais da concessionária: aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS; agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br; pelo Call Center 0800 062 0196 ou em uma agência de atendimento.

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