Equipe COD CHARLIE em bloqueio na BR-452 próximo ao trevo com a GO-164 entrada para a cidade de Santa Helena avistou uma Kombi placa JJI-3I95 trafegando com seus vidros escuros sem possibilidade de visualização na parte interna, em alta velocidade, a equipe de COD decidiu por efetuar a abordagem, emitindo sinais sonoros e luminosos, sendo que tais ordens de paradas não foram obedecidas, procedendo um breve acompanhamento pela rodovia. Em determinado momento o veículo do autor Carlos Pereira Neto adentrou uma estrada vicinal, o condutor parou e desceu correndo rumo a um milharal.
Tal indivíduo adentrou à plantação no intuito de fugir dos militares, que desembarcaram da viatura policial e procederam com o adentramento tático ao milharal. Após breve cerco a pé ao autor, a equipe logrou êxito em abordar e deter o indivíduo.
Após ser questionado sobre o motivo da fuga ele confessou que estava transportando cigarros oriundos do Paraguai o que restou confirmado após busca veicular.
Nesse momento a equipe, fazendo uso de técnicas de entrevista, questionou aonde ele havia carregado o veículo com tal mercadoria o qual alegou que havia ido em um local/casa na cidade de Quirinópolis e que lá havia carregado seu veículo e que o transportaria até Santa Helena.
Tal indivíduo já é contumaz na prática criminosa e possui como meio de vida tal comércio ilegal e criminoso. Nesse sentido foram compartilhadas informações com o serviço de inteligência da Polícia Militar de Goiás que durante diligências descobriu onde ficava o depósito de cigarros contrabandeados na cidade de Quirinópolis. A equipe caracterizada foi acionada e no momento em que o indivíduo estava saindo do imóvel foi procedida sua abordagem e de pronto ele relatou que ali havia centenas de caixas de cigarros oriundos do Paraguai, proibidos em território nacional. Logo também foi dada voz de prisão a este indivíduo.
O autor Carlos Pereira Neto, de início precisou ser algemado haja vista estava muito alterado e havia tentado evadir da equipe, sendo procedido seu algemamento para sua segurança e segurança dos policiais.
Autores, mercadoria contrabandeada e veículo utilizado para a prática de crime foram conduzidos a Delegacia de Polícia Federal na cidade de Jataí.
A quantidade de cigarros era elevada, por esse motivo e pela impossibilidade de contar unidade por unidade a quantidade aqui relatada é aproximada. Sendo assim foram apreendidos aproximadamente 131.000 carteiras de cigarro ou 2.620.000 unidades de cigarro ou ainda 262 caixas de cigarro.
Equipe COD CHARLIE foi apoiada pela equipe COD ALFA (CMT 1° Sgt Marcris) e COD DELTA (CMT 2° Sgt Davi).