Em Goiás, centenas de garimpeiros ilegais invadiram uma fazenda neste fim de semana.
Eles tomaram uma propriedades de 350 hectares em Cristalina, Goiás. Nas imagens, eles aparecem escavando e peneirando o terreno atrás de pedras preciosas. A dona da propriedade estima em 500 o número de garimpeiros ilegais que passaram o fim de semana na propriedade rural. Ela não quer mostrar o rosto porque tem medo:
Em um áudio enviado para um funcionário da fazenda, o homem faz ameaças:
A região de Cristalina tem uma tradição histórica de garimpo de cristais. E nem é preciso escavar o terreno para encontrar as pedras preciosas. Essa facilidade despertou o interesse de garimpeiros ilegais. Uma área, por exemplo, já sofreu quatro invasões desde o início de 2025.
A extração de minérios ou pedras preciosas só pode acontecer com autorização da Agência Nacional de Mineração. Em abril, a polícia ambiental autuou 50 pessoas que extraíam pedras preciosas de uma outra região do município. Os garimpeiros ilegais contaram quem compra os cristais:
“Vem de fora, vem uma vez por semana, uma vez por semana eles vêm aí. Aí vêm, compram o que têm que comprar aqui e voltam de novo”.
A Polícia Civil já identificou que alguns dos garimpeiros ilegais são de Minas Gerais e do Distrito Federal.