O que é independência financeira?

O que é independência financeira, para você?

Grande parte das pessoas, acredita que ter independência financeira significa ter bastante dinheiro. Entretanto, independência financeira é muito mais que isso, ela implica ter a autonomia para realizar o que planejamos como abrir um negócio, adquirir um imóvel, e também tem a ver com qualidade de vida.

Diferente da liberdade financeira, que consiste em pessoas que podem ter o estilo de vida que desejam, seja ele qual for, sem precisar se preocupar com dinheiro. A independência financeira significa ter renda suficiente para manter seu padrão de vida, por tempo indeterminado, sem ter que trabalhar para isso.

Agora que você o que é independência financeira, confira as dicas abaixo para conseguir a sua!!

Pense a longo prazo

A vida não é só o dia de hoje, então você precisa pensar no futuro, em como você se imagina daqui cinco, dez, trinta anos. Imaginar a situação, a qual, você quer estar, para entender como vai fazer para chegar lá.

Faça um orçamento

Agora que você definiu seus objetivos, é preciso ser realista com o dinheiro. O quanto você tem? O quanto você precisa? Quais são os seus gastos?

Comece a analisar tudo isso e organizar em uma planilha para projetar sua vida financeira.

Pague suas dívidas

Há um passo muito importante antes de começar a investir: pagar o que você deve. Estar com o nome sujo e/ ou cobranças constantes não só atrapalha o seu estado mental, como impede o seu progresso financeiro.

Gaste de forma inteligente

Gaste só o necessário. Nem tudo o que você compra é realmente importante, repense antes, pois, quanto mais você se desviar de seu orçamento, mais tempo levará para alcançar a independência financeira.

Faça uma poupança

Além de gastar com sabedoria, é importante guardar também. Faça uma poupança para as emergências que vierem, isso te deixará mais preparado e tranquilo, para continuar no caminho da sua independência financeira

Comece a investir para um objetivo

Quando você tem um objetivo, fica muito mais simples ter força de vontade para continuar, então anote suas metas, que seja carro, casa, uma empresa, uma quantia em dinheiro, mas anote e procure investimentos adequados as suas metas.

Procure auxílio

Agora que você já tem uma ideia do que fazer, pode ser interessante conversar com um especialista para lhe ajudar a organizar devidamente suas finanças e encontrar as oportunidades certas de investimento.

Essas foram as dicas, espero ter te ajudado. Abraços!!