CIMEHGO ALERTA PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO

17

De acordo com o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), todas as regiões estão com um alerta para umidade relativa do ar ao nível de atenção, ficando entre 21 a 30%. O gerente do Cimehgo, André Amorim, disse que a população deve ficar alerta principalmente para os problemas respiratórios.

“Nesse período de estiagem temos a umidade de ar mais baixa, que pode afetar diretamente a questão dos problemas respiratórias,” disse André.

Apesar da baixa umidade do ar, André informou que as manhãs continuarão com temperaturas mais frias e a tarde as temperaturas ficarão mais altas.

O boletim foi divulgado na segunda-feira (7). O especialista do Cimehgo também alertou que a situação da baixa umidade do ar vai se agravar ao longo dos dias e meses.

A previsão é que a situação vai se agravar até setembro, com umidade podendo chegar a 10% ou até menos de 10%, por isso, o alerta de atenção,” informou André.

O relatório do Cimehgo também descreve o risco de incêndio, associado aos fatores climáticos, de moderado a alto, nas unidades de conservação em todo estado, como o Parque Estadual Serra Dourada, no município de Mossâmedes, região central do estado, e a Área de Proteção Ambiental do João Leite, próximo a Nerópolis, Região Metropolitana de Goiânia.

CONTAGEM

O relatório do Cimehgo iniciou a contagem dos dias sem chuvas em Goiás no dia 1º de maio. Segundo o Cimehgo, o mês de junho é caracterizado pela redução das precipitações e o tempo seco em todas as regiões do estado.

De acordo com o relatório, as regiões norte e oeste estão há 64 dias sem chuvas, enquanto a região leste está sem chuvas há 62 dias. Já as regiões sul e central estão há 13 dias sem chuvas.

Fonte: G1

 

https://www.youtube.com/watch?v=puYNnoqI4AE&t=22s