Páscoa: entenda o significado da data para crentes e católicos

22

A Páscoa, uma das celebrações mais significativas no calendário cristão, possui interpretações variadas entre as tradições católica e evangélica, mas em ambas, há um foco na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para o portal, representantes das duas correntes religiosas compartilharam suas maneiras de comemorar essa data em suas comunidades.

De acordo com o padre Welinton Silva, missionário redentorista e líder da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Goiânia, a Páscoa simboliza uma transição essencial. “Para os cristãos, o significado dessa festividade atualmente é visto como uma transição, do estado de morte para a vida. A Páscoa sempre representa uma mudança. No início, era a mudança das estações, depois passou a ser a transição da escravidão para a liberdade. Com Jesus Cristo, a Páscoa significa a transição da morte para a nova vida, a vida ressuscitada de Jesus. Ele morreu, foi enterrado, mas ressuscitou. É exatamente essa transição que celebramos na Páscoa com toda a comunidade cristã católica.”

Da galinha ao chocolate: qual é a origem do ovo de Páscoa? Conheça a história.

A Igreja Católica adota diversos símbolos durante a época da Páscoa. “Os símbolos associativos da Igreja neste período evocam a renovação da vida, a luz e a esperança. O fogo novo representado pela vela pascal simboliza a luz de Cristo que afasta as trevas do pecado e da morte. Temos também a água do batismo, que simboliza um novo nascimento na fé. Por isso, durante o batismo, o sacerdote ou o ministro despeja água abençoada sobre nossa cabeça, a qual é consagrada na vigília pascal do sábado. Assim, a água batismal se torna um símbolo desse período pascal. Outros símbolos podem ser adicionados para fins pedagógicos. O ovo de Páscoa e o coelho da Páscoa também simbolizam a renovação da vida,” afirma o padre.

Ele acrescenta que o uso desses símbolos tem um valor didático. “O ovo é, por si só, um símbolo da geração de vida. É uma ideia que você ensina às crianças, pois o ovo representa a vida esperada e aponta para a nova vida que se renova. O coelho da Páscoa, para a igreja, representa a multiplicação da vida. A fertilidade do coelho, como símbolo pascal, reflete a vida que se renova, uma nova existência que emana da experiência do primeiro cordeiro, que é Jesus. Além disso, o coelho possui essa característica de vida, fertilidade e renovação, especialmente em relação à prole e à comunidade.”

Significado da Páscoa para os evangélicos

Para os evangélicos, a Páscoa também se concentra na ressurreição de Cristo, porém sem a prática de rituais específicos. O psicólogo psicanalista e pastor Helbio Pires comentou que “em geral, os evangélicos se concentram no aspecto bíblico da Páscoa: a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Nossas comemorações se baseiam nesse ponto”.

Em relação aos símbolos tradicionais associados à Páscoa, como ovos de chocolate e coelhos, o pastor destaca que muitos membros da congregação os veem como parte da cultura e não como símbolos religiosos. “Concernente a esses símbolos, acreditamos que, mesmo que os ovos de Páscoa não estejam diretamente ligados ao cristianismo, podemos usá-los como parte da cultura ou para passar momentos em família, contanto que o foco principal da data permaneça claro”.

Domingo de Ramos: entenda o significado da data para os cristãos

Ele enfatiza ainda que as famílias costumam instruir as crianças sobre o verdadeiro significado da celebração. “Em lares evangélicos com crianças, é comum que os pais expliquem a diferença entre o significado bíblico da Páscoa e os costumes culturais. Às vezes, até oferecem chocolates aos filhos, mas ressaltam que a razão da celebração é a ressurreição de Jesus”, declarou.

========================================================

Olha que participação maravilhosa dos campeões de rodeio Geninho e Liocádio no podcast Qui Dedim de Prosa, não esquece de seguir e deixar sua curtida.