A ocorrência de 23 mortes por conta de meningite em Goiás, só em 2024, levou a Secretaria de Saúde (SES) a intensificar as ações de alerta e estímulo à vacinação, principalmente de crianças e adolescentes.

A superintendente de Vigilância em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Flúvia Amorim, reforçou a importância da imunização como forma de prevenir a infecção causada por vírus, bactérias e fungos.

Ela divulgou que para os três tipos da doença, a rede de saúde pública tem disponibilidade das vacinas. “Tanto para prevenir a meningite baceriana miningocócia, a meningite causada por hemófilos Influenza B e a meningite pneumocócica”, citou a superintendente.

Flúvia atribui aos pais e responsáveis a responsabilidade da imunização. “É fundamental que o público vacinável coloque em dia as vacinas e atualize o cartão vacinal”, reforçou.

Sobre a doença

A meningite é uma doença capaz de deixar sequelas como surdez e pode levar a óbito. Ela ataca as membranas cerebrais e a medula espinhal. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca e fraqueza.

Fonte: Portal 6

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui