Segundo a chefe da pasta, esses cursos serão distribuídos entre as unidades de ensino do Ensino Médio da rede pública em dois modelos distintos. Primeiramente, existe o esforço da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc-GO) para levar os alunos interessados para escolas que já possuam laboratórios capazes de receber os cursos voltados às Tecnologias da Informação. Ao mesmo tempo, a pasta realoca servidores que são capazes de ministrar essas disciplinas, mas que estão lotados em unidades sem a estrutura necessária.
“Não tem como desvincular mais as tecnologias, desatrelar isso do atendimento que a gente precisa dar ao brasileiro”, Fátima Gavioli reforça a necessidade de se pensar a educação sempre vinculada às tecnologias digitais, que dominam e moldam essa nova era. O Sistema S e as Escolas do Futuro se tornam importantes aliados nesse projeto. O Sistema S é constituído de nove instituições prestadoras de serviços que são administradas por federações empresariais, entre as entidades mais notórias estão o Senac e o Sesi.
Segundo informações compartilhadas pela Seduc-GO, os municípios que receberão essas formações em 2025 são: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Itaberaí, Itapací, Iporá, Itumbiara, Jataí, Jussara, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Planaltina, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Helena de Goiás, São Luiz de Montes Belos, Silvânia, Trindade e Uruaçu. Vale destacar que existe previsão de oferta de cursos dessa natureza para Pires do Rio, em 2026.
São ofertadas nessas cidades, de acordo com a capacidade técnica de cada uma em receber essas formações, cursos técnico profissionalizante em: Informática, Computação Gráfica, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Programação de Jogos Digitais, Design Gráfico, Mecatrônica, Desenvolvimento Web Cibersegurança, Redes de Computadores e Inteligência Artificial.
Como se trata de um esforço sem precedentes, a implementação deve ser feita com o devido cuidado. “Começar, a princípio, onde temos esses laboratórios, e aí , na medida em que isso vai dando certo, nós vamos ampliando”, explicou o planejamento inicial da Seduc-GO.
Parcerias
A secretária de Educação traz exemplos para reforçar a importância da nova postura diante dos cursos ligados à tecnologia das informações. Uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (Secti-GO) possibilitou a revitalização de espaços subutilizados.
“A escola do futuro do entorno de Brasília estava abandonada. Depois dessa parceria com a Secti está lotada de meninos”, compartilhou orgulhosa. A gestora da pasta reforça a importância de parcerias com o setor privado para aprimoramento da Educação em Goiás.