Uma empresa de transporte comunicou à Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do governo federal o furto de um dos seus veículos que continha material radioativo. O roubo, que aconteceu no último domingo, 30, foi comunicado no dia seguinte, mas a carga ainda segue desaparecida. O gerador e as 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos podem causar riscos à saúde.
Ao Jornal Opção, Dr. Demerval Leonidas, diretor de segurança do Instituto de Pesquisa Energética Nuclear (IPEN), unidade da CNEN, informou que on balde azul na foto é uma ilustração das embalagens do Instituto, porém as duas que estavam sendo devolvidas (elas são devolvidas ao IPEN, depois de 40 dias) não continham mais material radioativo e portanto não deveriam estar sinalizadas. “Aquela foto de uma embalagem ‘quadrada’ é um gerador de Gá e continha material radioativo, mas não sei a quantidade”, explica Demerval.
O veículo, uma VW Saveiro, com placa RFI873, estava transportando a fonte geradora de radiofármacos para Curitiba/PR e Blumenau/SC. A fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga), fabricada pela Eckert & Ziegler, possui atividade corrigida de 29,73mCi.
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, esclareceu a Comissão Nacional de Energia Nuclear nesta sexta-feira, 5.
Quem encontrar deve manter distância e chamar a polícia. “A manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, alerta a CNEN. O órgão disponibilizou os números (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763 para que a população envie informações sobre o paradeiro do veículo e do material radioativo.
O caso é investigado pela Polícia Civil por meio do 49ºDP. “Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime”, disse a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nota.