Um alerta de risco para temporais em quase 40 cidades de Goiás foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Segundo o documento, as chuvas intensas podem atingir 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia. O boletim foi divulgado no domingo (28), mas o alerta é para toda essa semana.
A previsão destaca que a região mais afetada com os temporais será o norte do estado, que pode sofrer com raios e rajadas de ventos acima de 60 km por hora.
Já na região sudoeste, as temperaturas devem ficar mais elevadas até a próxima quarta-feira (31), por causa de uma massa de ar seco e quente que está sobre a Argentina. A temperatura máxima deve chegar a 31°C em Goiânia e 33°C em algumas cidades do interior, como Jataí e Rio Verde.
De acordo o gerente do Cimehgo, André Amorim, as chuvas desta semana ainda são reflexo da zona de convergência, mas que esse fenômeno começa a perder a intensidade nesta segunda-feira (26). No entanto, segundo ele, as chuvas ainda devem continuar.
No decorrer da semana ainda teremos chuvas e podem vir em formato de tempestades, com rajadas de ventos e raios”, afirma André.
O Cimehgo ainda informou que essas chuvas serão irregulares, devido à combinação de calor e umidade, que favorece a formação de áreas de instabilidade.
Confira as cidades mais afetadas:
Água Fria de Goiás
Alto Paraíso de Goiás
Alvorada do Norte
Amaralina
Bonópolis
Campinaçu
Campinorte
Campos Belos
Cavalcante
Colinas do Sul
Divinópolis de Goiás
Estrela do Norte
Flores de Goiás
Formosa
Formoso
Guarani de Goiás
Mambaí
Mara Rosa
Minaçu
Monte
Alegre de Goiás
Montividiu do Norte
Mundo Novo
Mutunópolis
Niquelândia
Nova Roma
Novo Planalto
Porangatu
Posse
Santa Tereza de Goiás
São Domingos
São João d’Aliança São
Miguel do Araguaia
Sítio d’Abadia
Teresina de Goiás
Trombas
Uirapuru
Uruaçu”
Fonte: O Popular